• Clara Mayrink

"A História do Brasil Para Quem Tem Pressa", de Marcos Costa


Por que chegamos onde chegamos? Como foi construída toda nossa história até aqui e como foi que viemos parar onde estamos? Muitas dessas perguntas tentaram ser respondidas durante aulas de História na escola, mas se você não era como eu que adorava esta disciplina, o livro “A história do Brasil para quem tem pressa”, do historiador Marcos Costa, pode te ajudar nesse sentido.

O autor busca passar uma visão crítica, um pouco além dos fatos por si só. Por ser um livro tão curto e pretencioso, já peguei para ler com um pouco de preconceito. Entretanto, acredito que o autor tenha cumprido o seu papel. É claro que muitas questões importantes tiveram que ser deixadas de lado ou só citadas brevemente, mas porque justamente o objetivo do livro era passar por tudo com um pouco de pressa.

Além de muitas informações que aprendemos nas salas de aulas (muitas pelas quais o autor passa quase que batido, já que supõe que estejamos minimamente familiarizados, como a Inconfidência Mineira, por exemplo), ao ler o livro ficamos sabendo de muitas coisas que não nos foram ditas na escola, informações e curiosidade importantes para nos entendermos como país.

Bastante didático e com a preocupação de incluir ilustrações, Marcos conta desde um pouco antes da chegada dos portugueses no Brasil até um panorama rápido da operação Lava-Jato, mas só até 2015, já que o livro foi lançado ainda em 2016. Ele também cita outros importantes jornalistas e pensadores do país, como Darcy Ribeiro e Millôr Fernandes.

No fim das contas, este foi um daqueles livros em que eu reuni várias citações para as minhas agendas e caderninhos. Me deixou com bastante raiva também, desde o início, porque me fez lembrar que toda essa mesquinharia da classe política e burguesa que vemos hoje por aqui, é fruto de um caminho construído desde a chegada dos portugueses e nada se deu por acaso.

É entristecedor constatar que o desenvolvimento do nosso país foi muito prejudicado para que fossem preservados interesses das elites econômicas, latifundiárias, escravocatas. E o que me deixa com ainda mais raiva é perceber como isso ainda está acontecendo hoje em dia, com algumas reformas assustadoras que só interessam a uma pequena parte da sociedade.

"A História do Brasil Para Quem Tem Pressa" é barato e acredito que seja bem fácil de ser encontrado. Faz parte de uma coletânea, com outros títulos como “A História do Mundo Para Quem Tem Pressa”, a “A História da Mitologia Para Quem Tem pressa” e outros. A leitura é fluida e tranquila. Até quem não curte ler não vai encontrar dificuldade com esse livro. Pode ser muito interessante também para quem está fazendo vestibular e quer ler um conteúdo extra, além das apostilas escolares.

De todas as citações que eu separei, escolhi uma para terminar esse post porque acho que resume bem toda a história do país e principalmente esse momento atual. “Um estilo brasileiro de se fazer política: mudar para deixar tudo como está.”

#livros

13 visualizações
Foto Sandro_2_edited.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram