• Clara Mayrink

Globo acerta em “Carceireiros”, com Rodrigo Lombardi e grande elenco


Não é novidade que as produções nacionais muito me agradam. Quando soube de “Carcereiros”, tive muito interesse em assistir por ser uma produção nacional de um tema que me interessa muito. E, inspirado no livro de Drauzio Varella, que tem o mesmo nome, a série não me decepcionou.

Com episódios dinâmicos e todos eles muito interessantes, “Carcereiros” é mais um acerto do audiovisual da Globo. A maior parte é ficcional, mas há um grande trabalho de pesquisa com agentes penitenciários reais. Estas pesquisas foram gravadas e há uma espécie de documentário dentro da série. Esta parte é dirigida por Pedro Bial. A direção de gênero é de Guel Arraes e José Eduardo Belmonte é o diretor geral da série. O roteiro é assinado por Marçal Aquino, Fernando Bonassi e Dennison Ramalho, com colaboração de Marcelo Starobinas.

Rodrigo Lombardi está excelente na série, substituindo Domingos Montagner. Eu já gostava do Rodrigo, mas confesso que ele me surpreendeu. Adriano não é um personagem nada fácil e mesmo sendo pesado e complexo, ele segurou bem. Rodrigo á afirmou, em entrevistas, acreditar ser seu melhor trabalho. Eu também acredito.

Além dos grandes nomes na produção, as participações nas atuações também são mais que especiais: Othon Bastos, Tony Tornado, Ailton Graça, Chico Diaz, Carol Castro, Gabriel Leone, Letícia Sabatella, Caio Blat, Matheus Nastchergale e até o Projota se aventurou como ator (e também se sai bem).

Um destaque também para a trilha sonora. A música de abertura, também com Projota, é muito boa e dá bem o tom da série.

Os dramas diários vividos pelos agentes carcerários não podem nunca serem deixados de lado. Em geral, esquecemos destes agentes da lei e passamos despercebidos pela sua existência. Algumas vezes, o agente penitenciário pode sofrer tanto ou mais que o policial que está na rua. A série busca alertar para isso e é sempre bom lembrar que somos, afinal, todos seres humanos.

“Carcereiros” já tem prêmios. A série ganhou na categoria “Full Episode” no 2º MPITDrama Screenings, evento que acontece em Cannes. A estreia na Globo é no próximo dia 26 de abril, mas para os assinantes, os episódios também estão disponíveis na Globo Play (somente não estão 3, que passarão na TV de forma inédita). As gravações da segunda temporada já começaram.

#Filmeseséries

22 visualizações
Foto Sandro_2_edited.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram