• Manu Mayrink

"Alexa & Katie", a primeira sitcom teen da Netflix


Quem aí é fã de uma boa sitcom de comédia, daquelas que fazem a gente rir bastante, se distrair (e até das umas choradas de vez em quando)? Ah, não sabe o que é sitcom? É uma abreviatura da expressão em inglês situation comedy usada para designar uma série de televisão com personagens comuns onde existem uma ou mais histórias de humor encenadas em ambientes também comuns, como família, grupo de amigos, local de trabalho... O tempo de duração deste tipo de programa também é uma característica importante: não passa de meia hora. É como uma pilulazinha de leveza após um dia conturbado. Certamente você já viu "Friends", "Três é Demais" ou algo do gênero.

E é exatamente isso que "Alexa & Katie" nos proporciona. A série da Netflix traz a história destas amigas de longa data (vividas por Paris Berelc e Isabel May), que estão contando os dias para o início do ano letivo, um marco da entrada das duas no ensino médio. Mas quando Alexa começa seu tratamento contra o câncer, todos os seus amigos passam a ter um novo desafio: adaptar-se à nova situação.

O tema não é fácil, mas a forma como ele é tratado na série é muito simples e incrível! Alexa não quer que os colegas de escola descubram sua doença; ela tem medo de que passem a tratá-la diferente por isso. É uma menina forte, de um bom-humor imbatível e com todas as crises que uma adolescente pode ter. Mas o corpo se fragiliza, precauções precisam ser tomadas... A doença existe, mesmo que se tente esquece-la. E, em meio a muitas risadas, nós também nos sensibilizamos e, principalmente, aprendemos muito sobre amizade. As protagonistas desta série são um exemplo!!

Assim como em grande parte das sitcoms, praticamente todos os personagens de "Alexa & Katie" são bem estereotipados, com características muito definidas. Me parece que a ideia de um tipo de produção como essa é facilitar tudo ao máximo - e complexificar personalidades não está em pauta.

A série tem produção executiva de Heather Wordham, responsável também por alguns episódios da maravilhosa "Hannah Montana", por exemplo. E a segunda temporada já foi anunciada pela Netflix, que descreveu a produção como "a primeira sitcom teen" da plataforma.


#Filmeseséries

0 visualização
Foto Sandro_2_edited.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram