Documentário “Todos os Paulos do Mundo” narra a trajetória de Paulo José
Fundo preto e a voz de Paulo José contando a história da Torre de Babel. Assim começa “Todos os Paulos do Mundo”, documentário de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira que busca contar a trajetória do ator e diretor Paulo José, hoje com 81 anos. Ainda no início do longa, vemos belas imagens de Paulo em vários personagens, andando pelas cidades em vários momentos e filmes diferentes. É encantadora a desenvoltura do ator com a rua.
A história do gaúcho é narrada por sua própria voz e também de outros atores e admiradores, como Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Milton Gonçalves, Fernanda Montenegro, Joana Fomm e outros.
Paulo esteve sempre envolvido com o cinema, desde o início da vida. Quando criança, morava perto de um cinema e estar lá era uma de suas brincadeiras. Em "Todos os Paulos do Mundo" vemos muitas imagens de arquivo de Paulo e sua família, mescladas com cenas de filmes que participou. Desde antes de seu início de trabalho como ator de cinema, já estava também envolvido com o teatro.
A vida e o trabalho de Paulo José passaram por várias fases da história brasileira e é interessante notar a forma como o longa retrata a saga do cinema durante a censura da ditadura e a ascensão do cinema novo, por exemplo. Podemos ouvir ainda como Paulo fala sobre a relação do ator com a atuação de diversas formas, quase uma homenagem ao ofício de ator.
O filme é um pouco cansativo. Pode também ser confuso, uma vez que mostra as cenas dos filmes em que Paulo atua sem identificar o nome nem o ano da produção. Mas, talvez, funcione muito bem para os maiores fãs de Paulo José. E é ainda importante como documento de arquivo do cinema nacional.