I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

“Azougue Nazaré”, uma bela homenagem à cultura brasileira

13 Nov 2019

No próximo dia 14 de novembro estreia “Azougue Nazaré”, longa pernambucano que faz uma bela homenagem à cultura popular brasileira. Ambientado em Nazaré da Mata, município da Zona da Mata pernambucana, neste Brasil profundo do qual pouco sabemos, “Azougue Nazaré” trata do maracatu e seus conflitos com a religião.

 

O filme é estrelado por Valmir do Coco, que representa Catita, um operário de uma usina hidrelétrica e importante membro do maracatu local. Ele é casado com Darlene, muito envolvida com a igreja que tenta frequentemente tirá-lo do maracatu, por entendê-lo como “coisa do demônio”, o que causa um eterno conflito entre o casal.

 

Este longa trata desta mistura da cultura popular com o evangelho importado, que reprime de forma hipócrita uma manifestação popular, para matá-la. Porém, é importante salientar também como estas igrejas neopentecostais estão presentes em todos estes rincões do país, muitas vezes se aproveitando, outras servindo como suporte para as pessoas que precisam.

 

 

O maracatu no nordeste é muito maior do que nós aqui no sudeste podemos imaginar, principalmente no carnaval, quando sua manifestação se espalha ainda mais. O filme busca resgatar essa expressão cultural e mostra, além da festa pronta, as pessoas envolvidas e todo o processo anterior, como as rimas e as oficinas em que todos juntos confeccionam as roupas e fantasias, em um trabalho conjunto.

 

Para isso, foi de grande importância o uso de recursos da Ancine, já que não é comum que temas como esse se tornem comerciais no Brasil. Ultimamente, a agência tem sofrido diversos ataques do governo federal, que insiste em negar a cultura brasileira. O contato com “Azougue Nazaré” nos faz entender ainda mais a importância do fomento estatal para a divulgação da nossa cultura, com investimento em produções que não visem somente o lucro, mas também a difusão de ideias, do que é produzido aqui, da valorização do nosso povo.

 

Segundo Tiago Melo, diretor do longa, o filme rompe com a visão habitual da cultura popular. “Ele desmistifica o dia a dia dos maracatuzeiros, trazendo emoções e desejos de pessoas por trás das fantasias, confrontando a ideia de uma manifestação parada no tempo, com o uso funcional de tecnologias e das redes sociais, que naturalmente facilitam a comunicação”, diz. O elenco se destaca com a interpretação e atuação de mais de sessenta integrantes do Grupo de Maracatu, que fortalece a narrativa do filme ao acompanhar personagens fictícios envolvidos em questões reais e contemporâneas, a tensão religiosa e a expectativa do carnaval. “O elenco é a alma do filme. Me sinto privilegiado em ter sido tão acolhido dentro dos maracatus e ter construído esse filme junto com esses artistas que eu admiro”, completa.

 

Há ainda uma questão sobrenatural, que é menos importante diante de toda a música, cor e dança típicos do maracatu, que encantam e preenchem a tela. “Azougue Nazaré” ganhou o prêmio especial do júri na edição de 2018 do  Festival do Rio, além de ter passado por vários outros festivais e recebido outros prêmios, e tem como um dos produtores associados Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau”. O diretor Tiago Melo também é diretor de produção de “Divino Amor” e “Aquarius”.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Foto Sandro_2_edited.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram