“Um Lindo Dia na Vizinhança”: uma história de Fred Rogers, com Tom Hanks


Inspirado em uma história real do apresentador de programas infantis Fred Rogers (Tom Hanks), “Um Lindo Dia na Vizinhança” não conta exatamente a vida e trajetória de Rogers mas sim a influência do artista na vida de Tom Junod (que neste filme ganha o nome de Lloyd Vogel e é representado por Matthew Rhys), um jornalista que fica incubido de entrevistá-lo. Para decepção de muitos, muito pouco sabemos exatamente da vida pessoal de Rogers, mas o longa sugere várias situações sobre estas características do apresentador, morto em 2003.


Em 1998, Mr. Rogers era um grande apresentador de programas infantis nos EUA e uma pessoa genuinamente boa, que buscava dar conselho e mudar a vida das pessoas. Neste sentido, há uma boa cena em que sua esposa se esforça para não fazer dele um santo para que não se torne inatingível; ver essa bondade como uma prática.


Com problemas na revista onde trabalha, Lloyd é obrigado a entrevistar Mr. Rogers, mesmo que a contragosto. Esta missão se mostra ainda mais difícil, já que Rogers não responde às perguntas como o esperado e faz questionamentos de volta, fazendo o jornalista refletir muito sobre sua vida, se tornando quase uma sessão de terapia.



Rogers ajuda as pessoas e não fala sobre o peso que ele mesmo carrega, o que nós mesmos também não ficamos sabendo com clareza, já que estes aspectos de sua vida mais pessoal são tocados pela diretora Marielle Heller de forma bastante sutil, com apenas sugestões que a imaginação do espectador deve completar.


Em determinado momento, o longa se perde e se torna de certa forma monótono, com algumas cenas de tensão entre Lloyd e o pai que reanimam um pouco. Por fim, o filme conta mais a história do jornalista que Rogers ajudou a transformar a vida e de quem se tornou um grande amigo do que a do apresentador de verdade; não espere uma cinebiografia sobre o apresentador. “Um Lindo Dia na Vizinhança” foi exibido no 21º Festival do Rio e sua previsão de estreia é para o dia 23 de janeiro de 2020.




Posts em breve
Fique ligado...
Foto Sandro_2_edited.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram