top of page

Atriz iraniana de filme vencedor do Oscar é presa por apoiar protestos em seu país



A atriz Taraneh Alidootsi, conhecida do público ocidental por seu trabalho em O Apartamento (2016), foi presa no Irã depois de expressar o seu apoio aos protestos contra o governo teocrático do país. A informação é da mídia estatal IRNA.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, a acusação do governo é de que ela estaria espalhando mentiras sobre os protestos que acontecem em todo o país. A atriz foi presa após postar em seu Instagram (agora suspenso) uma expressão de apoio a Mohsen Shekari, que foi o primeiro homem executado no Irã por supostos crimes cometidos durante os protestos. Na publicação, a atriz de 38 anos escreveu: "Seu nome era Mohsen Shekari. Toda organização internacional que está assistindo a este derramamento de sangue não está agindo é uma desgraça à humanidade".

De acordo com a polícia iraniana, a atriz "não conseguiu produzir documentos" que sustentassem suas acusações contra o governo. As autoridades ainda afirmaram que muitas outras celebridades iranianas haviam sido "convocadas pelo judiciário por postar conteúdo provocativo", mas não deram mais detalhes.


Vale lembrar que os protestos no Irã têm acontecido desde setembro, iniciados pela morte de Jina Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que morreu sob custódia da polícia da moralidade iraniana depois de ser presa por usar um "traje não islâmico" em público.

Alidootsi ficou conhecida pelo mundo após estrelar o filme que ganhou o Oscar de língua estrageira em 2017.


Comments


Para wix.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page