top of page

O “american way of life” em “Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso”, com Matt Damon e Juliane Moore


Poster Suburbicon

Uma comédia de um humor bem bizarro baseado em um roteiro dos irmãos Coen dos anos 1980. Foi assim que George Clooney escolheu para fazer sua nova estreia na direção. “Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso” tem uma narrativa conflituosa e passa por alguns temas que estão em voga ainda hoje, apesar de ser ambientado nos anos 1950. As estrelas do filme são Matt Damon e Juliane Moore, os vilões da trama. Mas quem também chama muita atenção e rouba a cena é o fofo do Noah Jupe, que está também em “Extraordinário” como Jack Will. É importante lembrar também Oscar Isaac, que brilha em um personagem interessante.

O enredo é meio confuso e louco, mas o resultado é um entretenimento gostoso, entretanto pouco reflexivo mesmo colocando tão claramente a questão do racismo. São duas tramas envolvidas em uma mesma narrativa: há um crime cometido por homens brancos, no mesmo momento em que chega uma família negra a Suburbicon, um bairro novo, criado para “pessoas de bem” vindas de várias regiões dos Estados Unidos, que representa o perfeito american way of life.

Juliane Moore e Matt Damon em Suburbicon

A mobilização em relação a essa família negra é intensa e ostensiva. Os moradores chegam a fazer diversos tipos de protesto em frente à sua casa, que fica ao lado da outra família envolvida no filme. A questão da integração racial é colocada o tempo todo nas situações que ocorrem, em debates nos programas de rádio e TV, com a maior parte das opiniões contrárias a essa integração. Senti aí uma cutucada ao conservadorismo que vem ganhando cada vez mais força não só nos Estados Unidos de Trump, como em todo o mundo. Por outro lado, estas reflexões não são bem colocadas e aprofundadas.

A vozinha superdoce da Juliane Moore, assim como a trilha sonora hiperdramática, deixam tudo mais cômico. Quando as coisas começam a se desenrolar e vamos conhecendo os detalhes do enredo, na parte final do filme, tudo vai ficando ainda mais engraçado, até mesmo meio bizarro.

A ambientação dos Estados Unidos nos anos 50, com as ruas, os carros, as roupas dão um ar animado ao filme, que me agrada. “Suburbicon: Bem-Vindos ao Paraíso” estreia dia 21 de dezembro.

Para wix.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page