top of page

"Milton e o Clube da Esquina" estreia no Canal Brasil com releituras e conversas histórica



Nesta sexta-feira (31), 22h30, estreia no Canal Brasil a série "Milton e o Clube da Esquina" e, em um evento para a imprensa realizado esta semana, pudemos assistir ao primeiro episódio acompanhados de seus protagonistas. Só pensa: Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges pertinhos de nós, além de Ney Matogrosso e Maria Gadú, convidados da série, e Gabriel Leone, o condutor das entrevistas.


A série foi gravada em uma mansão bucólica localizada nas montanhas das Minas Gerais e é baseada no livro "Os Sonhos Não Envelhecem - Histórias do Clube da Esquina", de Márcio Borges, encerrando a turnê que Bituca realizou para homenagear o álbum duplo lançado na década de 1970. Os responsáveis pela série queriam que cada número musical fosse especial e único, diferente de tudo que já havia sido realizado. E conseguiram! A gente se arrepia a cada canção (ainda mais com um grupo que cresci ouvindo e que marca muitas das minhas memórias). No episódio que assistimos, por exemplo, foram reinterpretadas "Clube da Esquina", "Para Lennon & McCartney" e "Clube da Esquina nº 2"!


E não há dúvidas de que as novas gerações da música entenderam bem o recado que seus antecessores quiseram dar. No auge da ditadura militar do Brasil, nos anos 1970, os mineiros do Clube da Esquina souberam transmitir, na medida certa, suas mensagens de carinho, amizade e esperança, recheadas de poesia. Na entrevista coletiva realizada na pré-estreia da série, Maria Gadú afirmou que "neste novo momento de desmonte da cultura, é muito importante a volta de um trabalho deste, que fala sobre união, amizade e respeito ao próximo com muita representatividade. O Milton Nascimento representa bem nossa nação, o povo preto, o povo indígena... Eu e muitos outros da minha geração nos baseamos nas canções que estas pessoas fizeram e levaram pra frente. Eu acho que a gente está indo muito bem e com cada vez mais representatividade!"


Vocês que acompanham nosso trabalho aqui no "Alguém Viu Meus Óculos?" sabem o quanto tudo se baseia - e é inspirado - no poder transformador da arte e da educação. Para novas e antigas gerações, "Milton e o Clube da Esquina" só mostra que desistir não é um pensamento possível.


Deixo abaixo o link pra uma matéria super bacana que o Canal Brasil fez no dia do evento de lançamento:




Para wix.jpg

Manu Mayrink é fanática por livros, filmes, séries, música e lugares novos.  A internet é seu maior vício (ao lado de banana e chocolate, claro) e o "Alguém Viu Meus Óculos?" é seu xodó. Ela ama falar (muito) e contar pra todo mundo o que anda fazendo (taurina com ascendente em gêmeos, imagine a confusão!). Já morou em cidade pequena e em cidade grande, já conheceu gente muito famosa e outras não tanto assim (mas sempre com boas histórias). Já passou por alguns lugares incríveis, mas quando o dinheiro aperta ela viaja mesmo é na própria cabeça. Às vezes mais do que deveria, aliás.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page